segunda-feira, 30 de maio de 2011

Memorial Day

Sendo comemorado sempre na última segunda-feira do mês de maio, o 'Memorial Day' é um feriado federal norte americano. Neste dia são homenageados o exército e os soldados americanos e, principalmente, são lembrados todos aqueles que morreram enquanto serviam ao exército.
A data foi estabelecida como comemorativa por ex-escravos Afro-americanos, para homenagear os soldados da União da Guerra Civil Americana. No entanto, após a I Guerra Mundial, foi prorrogado para honrar os americanos que morreram em todas as guerras.
No início do século 20, se firmou como uma ocasião para pessoas comuns visitarem os túmulos de seus parentes falecidos, tendo eles servido no exército ou não. Também tornou-se um fim de semana prolongado cada vez mais dedicado à encontros familiares, fogos de artifício, passeios à praia, e eventos nacionais de mídia.
No geral, é uma data que traz um grande senso de nacionalismo, à um já altamente patriota, povo norte-americano.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Nossa Senhora Auxiliadora

Esse post é especial para nós, já que trata da história da devoção à Mãe Auxiliadora.
Para aqueles que estudaram no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora em Campo Grande, sabem que é comum acreditar que os alunos ali trazidos não estão lá por sorte, acaso ou destino, é Deus que através de Maria nos escolhe e nos leva pelas mãos.
Nós dois estudamos nesse Colégio, e embora haja uma diferença em nossas idades, e tenhamos realmente nos conhecido depois de terminado o colegial, foi lá que tudo começou.

Para nós católicos, temos Maria mãe de Jesus como nossa Mãe também, pois o próprio Jesus entregou a humanidade à ela na pessoa do discípulo João pouco antes de morrer na cruz como narra o Evangelho “Mulher eis ai o teu filho, filho eis ai a tua Mãe”.
No decorrer da história Ela apareceu para nós, em diversas formas e circunstancias tendo para cada uma delas um nome. Hoje, 24 de maio, é dia de Nossa Senhora Auxiliadora, então queremos dedicar esse post a ela, quem tudo fez.
Sua história tem inicio com as orações do Papa Pio V, que rogou à Mãe, chamando-a a auxiliar os cristãos na defesa da Europa, especialmente Roma, da tomada dos Mulçumanos liderados por Selin I, por volta de 1571. Após conseguir resistir e afastar o perigo, o Papa passou a instituir nas Ladainhas Loretanas a invocação: Auxiliadora dos Cristãos.
No entanto, a festa de Nossa Senhora Auxiliadora só foi instituída em 1816, pelo Papa Pio VII, após mais um fato da intercessão da Santa Mãe de Deus: Napoleão I, empenhado em dominar os estados pontifícios, foi excomungado pelo Papa. Em resposta, o imperador francês seqüestrou o Pontífice, levando-o para a França. Movido por ardente fé na vitória, o Papa recorreu à intercessão de Maria Santíssima, prometendo coroar solenemente a imagem de Nossa Senhora de Savona logo que fosse liberto.
O Santo Padre ficou preso por cinco anos, sofrendo toda espécie de humilhações. Mas, Napoleão fracassou e logo se viu obrigado a libertar Pio VII. No dia 24 de maio de 1814, entrou solenemente em Roma, recuperando seu poder pastoral. Os bens eclesiásticos foram restituídos. Napoleão viu-se obrigado a assinar a abdicação no mesmo palácio onde aprisionara o velho pontífice.
Para marcar seu agradecimento à Santa Mãe de Deus, o Papa Pio VII criou a festa de Nossa Senhora Auxiliadora.
Dom Bosco, apóstolo da juventude, adotou esta invocação para sua Congregação Salesiana porque ele viveu numa época de luta entre o poder civil e o eclesiástico. A fundação de sua família religiosa, que difunde pelo mundo o amor a Nossa Senhora Auxiliadora, deu-se sob o ministério do Conde Cavour, no auge dos ódios políticos e religiosos que culminaram na queda de Roma e destruição do poder temporal da Igreja. Nossa Senhora foi colocada à frente da obra educacional de Dom Bosco para defendê-la em todas as dificuldades.

Dia nacional do café

O café durante muito tempo foi o principal produto agrícola do Brasil. Ainda hoje é um produto bastante representativo na produção agrícola. O Brasil é o maior exportador de café do mundo!
O café é de origem Africana e foi trazido para o Brasil pelo Sargento-mor Francisco de Melo Palheta no início do século XVIII. Rapidamente o café espalhou-se pelas terras do Paraná, Minas gerais, Goiás e Rio de Janeiro.
Mas foi nas terras férteis de São Paulo (conhecido como 'terra roxa') que o café mostrou todo o seu potencial econômico. Já em meados do século XIX, o estado estava entre os primeiros produtores do país. Os "Barões do café", donos das grandes fazendas de café, além de deterem poderes econômicos, ocupavam cargos importantes na política brasileira. Quem não ouviu falar da política do "café com leite"?!
Durante muito tempo o nosso cafezinho ficou esquecido. Mas logo os produtores se uniram e revitalizaram a bebida. O que antes não tinha muita opção, hoje conta com muitas variedades como: forte, suave, orgânico, torrado, moído, solúvel e etc. Além disto, surgiu uma quantidade enorme de cafeterias, revitalizando o hábito de tomar um cafezinho! Viva o nosso café!!!
Fonte: Smart Kids

terça-feira, 17 de maio de 2011

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Agora no Tumblr

Olá pessoal! Temos novidades do Come Sing Along para todos nossos muitos leitores! =D Desde ontem, começamos a postar também no Tumblr!
Para os que seguem e lêem o blog já dá pra imaginar sobre nosso tumblr. Serão várias curiosidades sobre arte, história, lugares, música... muitas coisas interessante acabamos não publicando aqui, pois seria mais ideal uma abordagem mais direta e rápida, e agora vão estar no Tumblr.
Então galera, acessem e não deixem de nos acompanhar lá também! Mais um convite pra virem cantar conosco!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Martha Graham

Hoje o google apresenta um doodle em homenagem a bailarina Martha Graham, então imaginem como eu fiquei contente quando o Mayk me mostrou e sugeriu o post?
Doodle do Google
Martha nasceu no dia 11 de maio de 1894 na Pensilvânia, hoje completaria 117 anos. Ela viveu um bom tempo no oeste dos Estados Unidos, mas foi aos 10 anos, quando se mudou para a Califórnia, que teve seu primeiro contato com a dança na Companhia de Ballet da bailarina Ruth S. Denis e logo se encantou pela arte. Se matriculou num Colégio direcionado para artes (nos Estados Unidos isso esse tipo de escola é muito comum) e por muitos anos teve a academia fundada por Ruth como seu segundo lar.
Foi uma das principais representantes da dança contemporânea, buscando expressar os sentimentos e sensações interiores em suas coreografias, diferente da bailarina Isadora Duncan que também fez história, mas representando ritmos da natureza.
Martha tinha o objetivo de desvendar a alma humana, expressava com o corpo o que as palavras não podiam dizer. Fundou a Martha Graham Dance Company, uma das companhias mais antigas e conceituadas dos EUA. Como professora inspirou inúmeros bailarinos e coreógrafos. Posso dizer que a dança contemporânea fez mais sentido a partir de Martha, pois passou a representar sentimentos de maneira sensível ao público.
Martha dançou por mais de 70 anos e hoje é considerada a mãe da dança moderna. Ganhou diversos prêmios e homenagens como a Chave da cidade de Paris, a Ordem da Coroa Preciosa do Império Japonês, a Medalha Presidencial da Liberdade e a Medalha Nacional das Artes, dentre muitos outros.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Roger Hargreaves

Charles Roger Hargreaves, que ganhou destaque hoje no doodle da Google, foi um autor e ilustrador britânico de livros infantis, mais conhecido por seu trabalho nas séries Mr. Men e Little Miss. Suas histórias eram simples e combinavam ilustrações de cores vivas e traços fortes. Suas obras permaneceram na cultura popular por mais de 25 anos, sendo traduzidas para 15 idiomas e vendendo mais de 100 milhões de cópias ao redor do mundo.
Doodle do Google em homenagem à Hargreaves
Filho do produtor de lã Alfred Hargreaves, nasceu em 1935 em Cleckheaton, Yorkshire. Deixou a escola em 1953 para ajudar na lavanderia de seu pai, sendo forçado a também abandoná-la quando foi convocado pela aeronáutica em 1955, servindo na Força Aérea Real até 1957. Nesse meio tempo Alfred morreu, e sua loja foi vendida. De volta à vida civil, Roger passou a trabalhar no ramo publicitário.
No começo da década de 1970, decidiu se dedicar à escrever e ilustrar livros infantis. Seu projeto era criar histórias curtas o bastante para serem lidas em pouco tempo que, combinadas a imagens de cores vibrantes e chamativas, seriam apresentadas em livros de formato pequeno, características destinadas a agradar e se adequar ao universo infanto-juvenil.
Em 1971, enquanto trabalhava na campanha de um cliente, Roger esboçou o primeiro de seus personagens, e em agosto do mesmo ano eram lançadas pela editora Fabbri and Partners Ltd os primeiros seis livros de uma série chamada Mr — Mr Bump, Mr Greedy, Mr Happy, Mr Nosey, Mr Sneeze e Mr Tickle. Em 1974, como parte de um projeto de licenciamento dos personagens, os livros foram renomeados para Mr Men, nome pelo qual acabaram tornando-se célebres.
Após sofrer uma série de derrames, Roger Hargreaves morreu em 1988 na cidade de Royal Tunbridge Wells, em Kent, aos 53 anos.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ogata renkyū - 大型连休 - Semana Dourada

A Semana Dourada é a junção de quatro feriados nacionais em uma só semana, que ocorre no Japão no começo do mês de maio. Combinada com alguns fins de semana, torna-se uma das datas preferidas dos japoneses, causando grandes aglomerações nas cidades e forçando aeroportos e hotéis a tomar certas precauções para a acomodação das pessoas. Inclusive, nesta data não é recomendado que turistas visitem o Japão, porque a data atrai tantas pessoas que um dos poucos eventos que a supera é o "Ano Novo". Falaremos neste post um pouco sobre os 4 feriados que compõem a Semana Doudara.

Dia da Constituição - 憲法記念日 - Kenpō Kinen-bi (03 de maio)
O dia 3 de maio é feriado nacional no Japão, sendo comemorado nessa data desde 1947, o dia em que se instituiu a atual Constituição.
Após afastar-se da Segunda Grande Guerra o Japão deu um grande passo democrático, apesar de sua Carta Maior ter sido elaborada por uma equipe escolhida pelo comandante chefe norte-americano Douglas McArthur.
Os japoneses conquistaram o sufrágio universal, a retirada do poder absoluto dado ao Imperador Hirohito, deixando-o como uma figura simbólica, a elaboração de uma Declaração de Direitos além de diversas medidas liberais que induziram o Japão a ser a potencia econômica que é. O artigo mais famoso da Constituição Japonesa é o art. 9 que proíbe o país de manter um exercito nacional e declarar guerra, exceto quando for necessária para defesa.
É um dia patriótico e de bastante orgulho para a nação. Eles dedicam-se a refletir sobre a importância dessa conquista, pois apesar de algumas imposições estrangeiras a Constituição foi um dos primeiros passos para o chamado Milagre Japonês.

Dia do Verde - みどりの日 - Midori no Hi (04 de maio)
Até 2006 o dia 4 de maio era uma data entre feriados, conhecida como Kokumin no Kyujitsu (Entre o Dia), que havia sido criado para que a semana fosse de feriados contínuos. O dia do verde era comemorado no dia 29, mesma data de aniversário do ex-imperador Hirohito, pois como botânico, ele era um grande admirador da natureza.
Nesse dia os japoneses reverenciam a natureza, há festivais, cerimônias nos templos e eventos voltados a preservação ecológica. Isso se deve também à cultura japonesa e sua religião, que prega que se deve estar em intenso contato e equilíbrio com a natureza, pois nela está a alma.
Os parques e praças são numerosos no Japão, simbolizam o respeito que têm pela vida. Estão sempre limpos e bem cultivados. Cuidar da natureza para eles é cuidar da sua divindade interior.

Dia dos Meninos - 端午の節句 - Tango no Sekku (05 de maio)
Há muito tempo o quinto dia do quinto mês é dedicado aos meninos, mas em 1948 essa data foi definida como feriado nacional denominado Dia das Crianças (Kodomo no Hi). Como as meninas já têm no dia 3 de março o feriado delas, a tradição perdurou em comemorar apenas o dia dos meninos.
Os japoneses celebram o crescimento saudável e a alegria das crianças. É costume as famílias pendurarem fora de casa uma carpa colorida de papel ou tecido que simbolizam a força e sucesso. Essa tradição tem origem na lenda chinesa de uma carpa que nada contra a correnteza, sobe cascatas e no fim do percurso torna-se um dragão.
Hoje existem até carpas (koinobori) em miniatura para decorar o interior dos apartamentos onde não há a possibilidade de hastear uma como bandeira masculina.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cinco de Mayo

É uma festa que comemora a vitória muito improvável do exército mexicano contra as forças francesas na Batalha de Puebla (imagem ao lado) no dia 05 de maio de 1862. É interessante o fato da data ter significado e celebração limitados no México, sendo assim comemorada principalmente no estado de Puebla, mas pode ser observada em todo o território norte americano e também outros países como uma celebração de herança e orgulho mexicano.
A Guerra Mexicano-Americana de 1846-48, a Guerra Civil Mexicana de 1858, e a Guerra da Reforma de 1860 deixaram o Tesouro mexicano em ruínas e quase falido e em 1861, o presidente mexicano Benito Juárez emitiu uma moratória em que todos os pagamentos da dívida externa seriam suspensos por dois anos, com a promessa de retomar os pagamentos depois. Em resposta, França, Grã-Bretanha e Espanha enviaram forças navais para Veracruz, exigindo o reembolso. A Grã-Bretanha e a Espanha negociaram com o México e se retiraram, mas a França, governada por Napoleão III, decidiu estabelecer um império latino no México.
A frota bem armada francesa invadiu Veracruz, o que levou o presidente Juárez e seu governo a se refugiarem. Movendo-se a partir de Veracruz para Cidade do México, o exército francês encontrou forte resistência dos mexicanos perto de Puebla, nos fortes mexicanos de Loreto e Guadalupe. O forte exército de 8000 franceses atacou o muito inferior exército de 4000 mexicanos, mas os mexicanos conseguiram esmagar o exército francês, o melhor exército na época, e que não havia sido derrotado há quase 50 anos. A vitória representou um impulso importante para o moral do exército mexicano e ao povo do México.
Um ano mais tarde, porém, a França retornou com 30 mil soldados e então capturou a Cidade do México, e estabeleceu o imperador Maximiliano I como governante do México. Também para os francesas a vitória foi curta, uma vez que 3 anos mais tarde, com o fim da Guerra Civil dos E.U.A. em 1865, os americanos foram capazes de fornecer mais ajuda ao México para expulsar as forças francesas.

A vitória dos mexicanos na Batalha de Puebla impediu Napoleão III de abastecer os rebeldes confederados nos E.U.A por mais de um ano, permitindo aos americanos a criação de seu poderoso exército, contribuindo portanto diretamente com o fim da Guerra Civil norte americana. Essa consequência do Cinco de Mayo para os Estados Unidos tem sido reconhecida. Num estudo realizado em 1998 no Journal of American Culture, foi comunicado que o número de celebrações oficiais dos EUA do Cinco de Mayo tinha atingido 120 e, uma atualização em 2006, constatou que o número oficial de eventos foi de 150 ou mais. Sendo assim, a data assumiu um significado maior do que no México, sendo mais reconhecida nos Estados Unidos como uma data para celebrar a cultura e as experiências dos norte-americanos de ascendência mexicana, assim como St. Patrick's Day, Oktoberfest e o Ano Novo chinês são usados para comemorar os ancestrais dos irlandeses, alemães e chineses, respectivamente.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Continuamos crescendo!

E vamos que vamos crescendo! Em abril, principalmente com nossos 5 posts de Especial de Páscoa, atingimos o maior número de visualizações no blog, desde que lançamos o mesmo em 04 de agosto do ano passado. E não foi somente um aumento no total de visualizações. Nós praticamente dobramos esse valor no mês de abril.
Assim como falamos, esse segundo Especial do Come Sing Along teve um efeito tão bom quanto o primeiro. No entanto, a maior surpresa foram os posts sobre John James Audubon e o feriado Showa no Hi, do Japão. O post do feriado, publicado na sexta passada, já teve várias visualizações e já é a 4ª postagem mais lida no blog. Já o post sobre o naturalista americano, que havia ganho destaque no doodle da google, teve um enorme impacto e no segundo dia já era a postagem mais visualizada do blog!
Gráfico de visualizações de página do blog
Sabemos que o blog só tem a crescer cada vez mais, graças à vocês nossos leitores, e estamos realmente bem felizes e empolgados com esses últimos avanços! E não pretendemos parar! Estamos com uma nova página, para manter registrados os especiais que criarmos e também temos várias novidades na manga que logo vocês verão na ativa!
Mas, além de tudo que falei acima, gostaríamos muito agradecer à todos vocês que estão lendo e acompanhando o Come Sing Along! Adoramos o apoio e companhia de vocês e vamos continuar fazendo o possível para manter o blog bem interessante e dinâmico para todos! Obrigado pela parceria!