sexta-feira, 29 de julho de 2011

No Canadá: Toronto Zoo

O passeio pelo Canadá continua, agora com uma visita ao zoológico! Confiram e não deixem de conferir mais fotos no Flickr! =D

_____________________________________________


"
Dia 15
Hoje estamos indo pra Otawa, Quebec e Montreal. Aproveitar que o pessoal tá indo pro PHN e ir viajar também... =P todo mundo diz que é um dos lugares mais lindos que existe, quem vai lá não quer nem voltar pra Toronto (e isso que Toronto é massa heim) mas vamos ver, hauhau.
Beijos à todos!

Dia 18
Hoje saímos da aula e fomos ao Zoo, que por sinal é muito grande. Gastamos 4 horas pra olhar tudo rapidão e correndo, mas ao final de um dia muito cansativo e de algumas calorias gastas, vimos praticamente todos os bixos. Então, missão cumprida! =D
Saudades,
Pedro e Mar!
"


_____________________________________________


Olhando mais de perto...
O Toronto Zoo foi inaugurado em 1974 e é o maior zoológico do Canadá, estando também entre os maiores do mundo. Conta com 16.000 animais de aproximadamente 500 espécies distribuídos em 287 hectares.
Os zoológicos atualmente se preocupam mais com o bem estar e conforto dos animais. Aquele antigo zoo com animais enjaulados deu lugar a uma fazenda dividida em sete regiões zoogeográficas: Indo-Malásia, África, Américas, Austrália, Eurásia, Domínio do Canadá e da Tundra Trek. Cada uma com fauna e flora comuns a cada região. Os animais são exibidos em pavilhões fechados e ao ar livre, em ambientes naturalistas, com visualização em diversos níveis.

A área da Tundra, por exemplo, reproduz em 5 partes o habitat completo de ursos polares, com área de visão subaquática. Há também uma espécie de parque aquático para as crianças, bastante educativo com o tema água. É possível também fazer trilha ou utilizar o Zoomobile, o meio de transporte personalizado.
O Jardim Zoológico de Toronto trabalha para a preservação das espécies em extinção; apesar da reprodução em cativeiro ser um desafio, com o apoio de outros grandes zoo’s o Toronto Zoo já conseguiu re-introduzir muitas espécies.

Para mais informações acesse o site: http://www.torontozoo.com/

quarta-feira, 27 de julho de 2011

No Canadá: Royal Ontario Museum

Olá pessoal, aqui vai mais um dia do Pedro e da Edmary no Canadá! Como já sabem, o diário de bordo ainda está em construção e estamos fazendo o possível para mantê-lo atualizado e em dia. Esperamos que gostem! Aos amigos que estão acompanhando, não deixem de mandar um recado para o Pedro e a Mar! =)
Clique na imagem para ver em tamanho original
_____________________________________________


"
Dia 14
Fala galera!
Hoje nós fomos ao museu... lá é muito grande, tem um pouco de tudo! Precisamos de 2 tardes pra conhecer tudo (isso é, se chegamos a ir em todos os lugares, porque é muuuuito grande), dia 06 e hoje. Na quarta feira é aberto ao publico de graça por 2 horas, mas é tão cheio, tão cheio, que precisou de 30mim só pra guardar as mochilas. Por isso, usamos nosso "city tour" e completamos o passeio... o preço avulso do museu? Quase 30 dólares... =S Mas é muito legal, e nós recomendamos!!
Também a noite tivemos a Canada Tower City Tour, onde fomos conhecer alguns prédios e ver as diferenças entre o moderno e o contemporaneo, o antigo e o novo, e descobrir que os arranha-céus de 1920 daqui são maiores que todos os predios de CG, heuheuheu. Alguns tem ouro no interior, alguns tem vidros com adição de ouro e, nos mais modernos, tudo é feito de vidro e mármore. Tá sendo muito produtivo, isso com certeza.
Saudades de todos,
Mar e Pedro!
"

_____________________________________________


Olhando mais de perto...
O Royal Ontario Museum começou a ser construído em 1912 e inaugurou-se em 1914. Sofreu algumas reformas para sua ampliação, principalmente devido ao aumento das coleções. É o maior museu canadense no quesito história e cultura mundial. Possui um acervo de 6 milhões de itens divididos nas categorias paleontologia, mineralogia, zoologia, geologia, antiguidades, numismática, arte aborígene, africana e asiática, arte européia, história canadiana, arqueologia e ciência.

Há uma galeria dedicada especialmente para as crianças, a Galeria do Descobrimento, que é um espaço interativo onde os visitantes podem inclusive tocar os objetos em exposição. Há também uma galeria mais atual, a Galeria Digital, um espaço cujo tema principal são as tecnologias de última geração e as projeções de imagens tridimensionais.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

No Canadá: Casa Loma

Vamos continuar com os posts do Pedro e da Edmary, que estão no Canadá?! Como viram no último post, eles estão fazendo anotações desde o dia 11 de Julho e só há pouco tempo conseguiram mandar pra gente. Então, hora de continuar com o passeio, pra tentar deixar tudo em dia!
Outra coisa pessoal... tem muita foto e não vamos colocar todas elas aqui, mas não deixe de conferir no nosso Flickr. Os links estão no decorrer do post. Também não deixem de ler até o final, já que vamos postar também curiosidades sobre os lugares que eles estão visitando. E não esqueça de deixar um recadinho nos comentários pra eles. O Pedro já comentou no post passado e eles estão acompanhando o blog por lá e vão adorar ler!

_____________________________________________


"
Dia 13
Hoje o dia foi agitado também.
Fomos ao Casa Loma, um castelo muito legal e bem preservado. A visita foi legal, mas nós preferimos mais as coisas modernas. Mesmo assim, tem várias coisas diferentes como um guia virtual, você entra num quarto, digita o número dele num telefone e obtem as informaçoes, assim como imagens. E tem uns lugares muito legais da casa, quartos dedicados a pessoas, jardins, torres, etc.
A noite fizemos o Boat Cruise Party, que era uma festa num barco que saia as 18h e chegava às 22h. Bem legal, curtimos bastante! É muita diversidade cultural, então tinha gente de todo mundo, e música também. O duro é que as músicas brasileiras foram 'creu' e coisas assim, mas a Mar danço e as coreanas fizeram assim: =O that is soo nice, hauhau.
Nos falamos em breve...
Pedro e Mar!
"


_____________________________________________


Olhando mais de perto...
Casa Loma (espanhol de Casa na Colina), é uma casa de estilo gótico renascentista que desde 1937 funciona como museu e é um dos pontos de referência do país. Sua construção começou em 1911 e durou cerca de 3 anos. Obra do arquiteto EJ Lennox, que projetou muitos dos marcos mais notáveis ​​da cidade (foram mais de 70 edifícios na cidade de Toronto), a Casa Loma originalmente serviu de residência para Sir Henry Mill Pellatt, um soldado e financista canadense bastante conhecido, principalmente por seu papel em trazer hidroeletricidade para Toronto.

Devido ao seu carácter arquitectónico único no país, Casa Loma tem sido um local popular para filmes e tv. Serviu, por exemplo, como local para filmes como X-Men, Scott Pilgrim vs the World e O Pacificador. Também foi recentemente transformado em Hogwarts para o lançamento de Harry Potter e as Relíquias da Morte.
Para mais informações acesse o site: http://www.casaloma.org/Tour/

quinta-feira, 21 de julho de 2011

No Canadá: CN Tower

Bom pessoal, como dissemos antes, nossos amigos estarão nos enviando seu 'diário de bordo' e estaremos publicando aqui para viajar um pouco com eles pelo Canadá. Hoje vamos começar com um dos primeiros passeios deles, então aproveite! =D

_____________________________________________


"
Dia 11
E ae galera! Visitamos a Canada Tower hoje!
Caaaara, imagina um engenheiro e uma arquiteta dentro de um dos prédios mais altos de todo o mundo!! =D Ele fica mudando de cores ainda, muito legal.. e a melhor parte: dava pra ver o show do U2 de lá, hehehe! Nós até tentamos ir no show, mas a 250 dolares acho que nao rolava =S Não conseguimos ir no cinema 3D, mas pretendemos ir. Compramos o chamado "city tour" que da direito a visitar: CN tower, Casa Loma, Zoológico, Science, Museu.
Ah, tem um restaurante lá em cima também, que fica girando... Quem sabe a gente não vem ae comemorar os nossos 2 anos de namoro ham?! =D Mas o passe tem 9 dias de validade, e ta tudo bem corrido por aqui. Mas assim que der nós entramos em contato!
Estamos com saudades e amamos vocês!
Ps: em breve, mais atualizações... aguardem, hehe.
Pedro e Mar!
"


_____________________________________________


Olhando mais de perto...
A Torre CN (Canada's National Tower) tem 553,33 metros de altura (1,815 pés) e é um dos maiores prédios do mundo, funcionando como centro turístico e também como torre de comunicações e atraindo mais de 2 milhões de visitantes por ano.
A ideia de construir a torre surgiu em 1968, pela Canadian National Railway. A companhia tinha o desejo de construir uma grande plataforma de tv e rádio comunicação para servir a área de Toronto, bem como demonstrar a força da indústria canadense e da Railway, em particular. Naquela época, a cidade estava em pleno desenvolvimento, e presenciava a construção de vários arranha-céus em seu centro comercial. Isso fez com que a radiodifusão no centro da cidade ficasse muito difícil devido à reflexões de sinais nas construções. A única solução era levantar as antenas acima dos edifícios, exigindo uma torre de mais de 300 metros (984 pés) de altura. Além disso, no momento, a maioria das comunicações de dados era através de ligações de ponto-a-ponto, por microondas, cujas antenas (os links) ficavam nos telhados de edifícios de grande porte. Com cada novo arranha-céu, as ligações entre os links foram se tornando impossíveis. Hoje, entre outras coisas, a torre é destinada ao aluguel de suas antenas para transmissão de sinais.
A proposta foi oficializada em 1972 e a construção da torre começou em 10 de fevereiro de 1973 com grandes escavações para a fundação da base. Quando finalizada, 56mil toneladas de sujeira e terra foram removidos de 15 metros de profundidade, e a base incorporou 7mil metros cúbicos de concreto com 450 toneladas de barras de ferro e 36 toneladas de cabos de aço. A torre foi aberta ao publico em 26 de Junho de 1976, embora a data oficial de inauguração seja 1 de outubro daquele mesmo ano.
Desde junho de 2007 a torre é equipada com 1.330 LEDs super-brilhantes dentro dos eixos dos elevadores, passando pelo pod principal (estrutura esférica ao longo da torre), e indo até o topo do mastro. Sendo controlados por computador, permitem à CN Tower mudar seu esquema de cores, o que é usado principalmente na comemoração de feriados e eventos importantes.
É o principal cartão postal do Canadá, sendo considerada também uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Feliz Dia do Amigo

Gregor Mendel

Bom dia leitores! E que dia... historicamente, 20 de Julho não deixa a desejar! Não vamos nem conseguir postar tudo aqui, mas vamos começar com o homenageado pelo doodle da Google, como é já de costume nosso.
Doodle do Google em homenagem à Gregor Mendel
Gregor Johann Mendel nasceu em uma família de etnia alemã, em Heinzendorf bei Odrau, no império austríaco (hoje Hynčice, República Checa) em 20 de Julho de 1822. Foi batizado no dia 22 de Julho como Johann.
Viveu sua infância na fazenda da família, realizando tarefas de jardinagem e também aprendendo a cuidar de abelhas. Aos 21 anos, ingressou em um mosteiro da Ordem de Santo Agostinho (Abadia de São Thomas, em Brno, República Checa), adotando então o nome de Gregor. Durante os anos de 1851 e 1853, estudou na Universidade de Viena, retornando como professor, principalmente de física. Mendel tinha à seu cargo a supervisão dos jardins do mosteiro e, em 1867 assumiu como líder religioso do local.
Mendel é hoje conhecido como pai e fundador da ciência genética, graças, principalmente, ao seu estudo da herança de certas características em plantas de ervilha (daí a ideia do doodle). Hoje, duas de suas obras são tidas como clássicas: "Ensaios com plantas híbridas" e "Hierácias obtidas pela fecundação artificial". No ano de 1865, formulou e apresentou em encontros da Sociedade de História Natural de Brno as leis da hereditariedade, hoje chamadas Leis de Mendel, que regem a transmissão dos caracteres hereditários, entretanto, a importância de seu trabalho não foi reconhecida até a virada do século 20. A redescoberta dessas leis formaram a base da moderna ciência genética.
Além de seu trabalho com plantas, enquanto em São Thomas, também criou abelhas, usando colméias que ele mesmo projetou. Também estudou astronomia e meteorologia, fundando a Associação Meteorológica austríaca em 1865. A maioria das suas obras publicadas foram relacionadas à meteorologia.
A partir de 1868, as tarefas administrativas no mosteiro o mantiveram muito ocupado, impedindo a continuidade às pesquisas. Assim, viveu o resto da sua vida em relativa obscuridade, até falecer em 6 de Janeiro de 1884, devido a uma doença renal crônica.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Próxima parada: Canadá

Olá pessoal! Estamos à quase uma semana sem postar, e já está mais do que na hora de voltar! E a próxima série de posts promete ser bem bacana!
Um casal de amigos do Come Sing Along, que esta de passagem pelo Canadá, vai estar nos mandando seu diário de bordo, com fotos e observações, e nós poderemos acompanhar suas novidades, aprender e ainda dar uma olhada mais de perto no segundo maior país do mundo em área total, mesmo que em só pequena parte dele. =D
Já faz algum tempo que eles estão nessa viagem, mas agora que estão conseguindo nos mandar as novidades para publicarmos. Bora para o Canadá então pessoal?!
Clique na imagem para ver em tamanho original

terça-feira, 12 de julho de 2011

Batalha de Boyne

O dia 12 de julho é uma data bastante comemorada pelos protestantes da Irlanda do Norte. A cor laranja, marco da Ordem Orange toma conta das cidades em desfiles e marchas culturais nesse dia.

A data relembra uma grande vitória para esse povo: a Batalha de Boyne, que com enorme importância simbólica, é um dos confrontos mais bem reconhecidos na história britânica e irlandesa. A batalha ocorreu nas proximidades da cidade de Drogheda, na costa leste da Irlanda, onde os exércitos se localizavam em margens opostas do Rio Boyne. Curiosamente, ela aconteceu no dia 1º de Julho de 1690, no estilo antigo do calendário Juliano, que equivale ao dia 11 de Julho do calendário Gregoriano e, por isso, tem sua comemoração no dia 12.
A batalha foi decisiva. Tratou da tentativa do rei James, deposto em 1688, em recuperar a coroa, e também foi uma guerra religiosa. Os católicos apoiavam James, da mesma religião, pois desde que a Inglaterra e todo o Reino Unido tornaram-se anglicanos, os mesmos perderam o direito de propriedade de terra, de participar do parlamento Irlandês e também de ocupar cargos públicos. Portanto, viam em James a possibilidade de acabar com as injustiças.

Porém, o exercito do protestante Willian, o rei que substituiu James, aliás, seu próprio genro, contou com a ajuda da Holanda, Dinamarca, Prússia, Finlândia e até suíços, e devastaram o exercito de James. Assim, a Irlanda do Norte, chamada até então Condado de Ulster, ficou desde então nas mãos dos protestantes, enquanto que o restante da ilha da Irlanda, então domínio da Grã-Bretanha, permaneceu dentro da fé católica e assim é até hoje.

Catedral de São Basílio comemora 450 anos

Bom dia leitores! Hoje, dia 12 de Julho de 2011, a Catedral de São Basílio, na Rússia, está completando 450 anos, desde sua fundação em 1561. O Google, como sempre, já homenageou o famoso ponto turístico de Moscou com um doodle!
Doodle do Google em homenagem à Catedral de São Basílio
A Catedral foi erguida na Praça Vermelha, marcando o centro geométrico de Moscou. Começou a ser construída em 1555, sendo fundada 6 anos depois, em 1561. Foi erguida em comemoração à tomada das cidades russas de Kazan e Astrakhan.
A ordem para a construção foi de Ivan IV, que foi grão-duque de Moscou desde os 3 anos de idade e também foi o primeiro governante a utilizar o título de czar. Na tradição russa, é conhecido como Ива́н Гро́зный, geralmente traduzido como Ivã, o Terrível (num acesso de raiva, matou acidentalmente seu filho mais velho, e uma de suas sete mulheres morreu em circunstâncias suspeitas).
Originalmente conhecida como 'Igreja da Trindade' e depois 'Catedral da Trindade', continha 8 igrejas laterais dispostas ao redor do edifício central. Em 1588, o Czar Fiodor Ivanovich ordenou que se agregasse uma nova capela no lado leste. Essa décima igreja foi erguida sobre o túmulo do santo venerado local, Vasily (Basílio), santo por cujo nome a catedral é chamada popularmente.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Tanabata Matsuri - 七夕 - Festival das Estrelas

Tanabata Matsuri (七夕) é um feriado nacional japonês desde 1603, mas sua tradição é bem mais antiga.
Essa celebração teve origem a partir de uma lenda: Uma linda princesa chamada Orihime (織姫) a "Princesa Tecelã", morava próximo a Via Lactea. Seu pai Tentei (天帝), o "Senhor Celestial”, apresentou-lhe um rapaz, o jovem Kengyu (牽牛) o "Pastor do Gado" (também nomeado Hikoboshi), acreditando que este fosse o par ideal para ela. Os jovens se apaixonaram e viveram intensamente esse romance, esquecendo-se de suas obrigações e tarefas.
O pai da princesa, indignado com a irresponsabilidade do casal decidiu separá-los obrigando-os a morar em lados opostos da via láctea. A separação trouxe muito sofrimento e tristeza para Orihime. Sentindo o pesar de sua filha, seu pai resolveu permitir que o jovem casal se encontrasse, porém somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem sua ordem de atender todos os pedidos vindos da Terra nesta data. Na mitologia japonesa, este casal é representado por estrelas situadas em lados opostos da galáxia, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu).
Um festival denominado Festival das Estrelas ou Tanabata Matsuri teve inicio há mais de 1150 anos na Corte Imperial, após ser decretado feriado nacional tornou-se uma das festas mais grandiosas do Japão. Decoram as ruas e as praças com bambus e papeis coloridos que representam as estrelas, e dentro deles colocam pedidos para Orihime e Kengyu.
Pedidos para Orihime e Kengyu.
Os imigrantes japoneses em várias partes do mundo também tem o costume de comemorar esse festival, aqui no Brasil a praça da Liberdade é super decorada para esta data.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Independencia dos Estados Unidos

Hoje é o famoso feriado de 4 de julho nos EUA, quer saber por que? Aqui vai um pouquinho de história...
Os EUA foram colônia da Inglaterra, era um território formado por Treze Colônias. As colônias do sul assim como o Brasil, eram chamadas de colônias de exploração, de onde os Ingleses extraiam bens minerais e vegetais, a produção era destinada à metrópole, a mão de obra era escrava e a economia era baseada em latifúndios – grandes propriedades de terra destinadas a exploração de um único produto agrícola.
Já as colônias do norte eram colônias de povoamento, ocupadas pelos protestantes europeus, fugitivos das perseguições religiosas, eles pretendiam transformar o lugar em uma próspera região para morar com as famílias. Era chamada nova Inglaterra e caracterizava-se por mão de obra livre, economia baseada em comércio e pequenas propriedades de terra, o que garantiu maior independência da metrópole e melhor desenvolvimento que as colônias do sul e também o Brasil.
Devido às guerras que envolveram a Inglaterra como a Guerra dos Sete Anos, contra a França, os ingleses viram-se endividados e resolveram aumentar as taxas de impostos coloniais além de criar novas leis e taxas como a Lei do Chá (deu o monopólio do comércio de chá para uma companhia comercial inglesa), a Lei do Selo (todo produto que circulava na colônia deveria ter um selo vendido pelos ingleses), a Lei do Açúcar (os colonos só podiam comprar açúcar vindo das Antilhas Inglesas). Os colonos, descontentes reuniram-se no Primeiro Congresso de Filadélfia em 1774.
O Congresso foi promovido pelos colonos do norte que foram os mais prejudicados já que os do sul já viviam certa exploração. Porém as reivindicações eram apenas que cessassem as novas leis e tributos e tudo voltasse como era antes. O rei inglês George III não aceitou as propostas do congresso e adotou medidas ainda mais repressivas como as Leis Intoleráveis que obrigavam os colonos americanos a ceder aos soldados ingleses moradia, transporte e alimento. Essa lei gerou uma revolta ainda maior e desencadeou no processo de independência.

No dia 4 de julho de 1776 os Colonos reuniram-se no Segundo Congresso de Filadélfia com o objetivo de tornarem-se independentes da metrópole inglesa. Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos, a Inglaterra recusou-se a aceitar a independência e declarou guerra contra as colônias.
A Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha. A constituição dos EUA ficou pronta em 1787 e tinha características iluministas, garantia a propriedade privada (interesse da burguesia), manteve a escravidão, optou pelo sistema de república federativa e defendia os direitos e garantias individuais do cidadão.
Hoje o dia 4 de julho é feriado nacional nos Estados Unidos, o vermelho, azul e branco, tomam conta das ruas do país. Na capital, o dia começa com uma leitura da Declaração de Independência, seguida de um desfile com as bandas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica; com as equipes de treinamento e de marchas que representam todas as regiões dos EUA; há também músicas, dança e comidas típicas, além de muitas atividades para as crianças. Comemoram com muito respeito e patriotismo a sua independência, e esse amor pela nação deve ser um orgulho para humanidade. FELIZ 4 DE JULHO EUA!