quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Greenpeace 70 anos!

Em 15 de setembro de 1971 doze tripulantes entre ambientalistas e jornalistas embarcaram no Canadá rumo ao Alaska. Pretendiam, de forma pacífica, evitar que prosseguissem os testes de bombas atômicas realizados pelos EUA em Amchitka.
Naquele dia fracassaram, foram presos e obrigados a retornar a Vancover. Os ativistas não conseguiram evitar que o teste fosse feito; mas chamaram atenção da opinião pública e assim surgiu a maior organização ambientalista do planeta.
Hoje a ONG completa 70 anos de trajetória. O nome surgiu por acaso. Para arrecadar dinheiro para a viagem que deu início ao projeto, criaram um ‘botton’ que seria comercializado, e pretendiam escrever separadamente ‘green’ e ‘peace’, representando seus objetivos de proteção ao meio ambiente e paz. No entanto, devido ao tamanho do botton tiveram que reduzir as palavras à “Greenpeace”.
O Greenpeace atualmente conta com escritórios em mais de 40 países, três navios, a parceria de três milhões de colaboradores mundo afora e conquistas imensuráveis. Suas ações estão relacionadas à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. As campanhas abrangem as áreas florestais, nuclear, oceanos, transgênicos, produtos tóxicos, energia renovável dentre outros.
A organização possui independência financeira e assume seu compromisso com a sociedade civil. Busca sensibilizar a opinião pública através de propagandas e atitudes. As transformações de pensamento e ações são notórias, é impossível negar a influência desta ONG no decorrer da história. Parabéns GREENPEACE!


Confira aqui algumas vitórias da ONG no Brasil e no mundo!