No Japão a maioridade é conquistada aos 20 anos, e para comemorar a chegada a vida adulta os japoneses estabeleceram um feriado nacional é o Seijin No Hi!
Os jovens que já completam essa idade desde 02 de abril do ano passado até 01 de abril desse ano são convidados a uma cerimônia ( Seijinshiki = 成人式). Neste dia os novos adultos vestem-se com os melhores kimonos, que é a roupa mais formal feminina, e os homens usam o típico traje formal ocidental. Em celebração, o prefeito local os informa as responsabilidades e direitos da vida adulta, rezam em templos e comemoram bebendo “酒 = sakê”.
Há séculos é comum no Japão festejar a maioridade, é como um incentivo aos novos adultos às novas responsabilidades. Desde o período Edo (1603-1868), os rapazes tornavam-se adultos por volta dos 15 anos (as suas cabeças eram então parcialmente rapadas), as meninas tornavam-se adultas por volta dos 13 anos (os seus dentes eram pintados de preto). Somente em 1876 o governo do Japão decidiu estabelecer a idade legal da maioridade como sendo os 20 anos.
Seijin no hi é feriado oficial desde 1948, e até 1999 comemorava-se em 15 de janeiro. Desde 2000, com a emissão da lei chamada “ハッピーマンデー” = “segunda-feira feliz“, os japoneses celebram este dia na segunda segunda-feira do mês de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário