Hoje o google apresenta um doodle em homenagem a bailarina Martha Graham, então imaginem como eu fiquei contente quando o Mayk me mostrou e sugeriu o post?
Doodle do Google
Martha nasceu no dia 11 de maio de 1894 na Pensilvânia, hoje completaria 117 anos. Ela viveu um bom tempo no oeste dos Estados Unidos, mas foi aos 10 anos, quando se mudou para a Califórnia, que teve seu primeiro contato com a dança na Companhia de Ballet da bailarina Ruth S. Denis e logo se encantou pela arte. Se matriculou num Colégio direcionado para artes (nos Estados Unidos isso esse tipo de escola é muito comum) e por muitos anos teve a academia fundada por Ruth como seu segundo lar.
Foi uma das principais representantes da dança contemporânea, buscando expressar os sentimentos e sensações interiores em suas coreografias, diferente da bailarina Isadora Duncan que também fez história, mas representando ritmos da natureza.
Martha tinha o objetivo de desvendar a alma humana, expressava com o corpo o que as palavras não podiam dizer. Fundou a Martha Graham Dance Company, uma das companhias mais antigas e conceituadas dos EUA. Como professora inspirou inúmeros bailarinos e coreógrafos. Posso dizer que a dança contemporânea fez mais sentido a partir de Martha, pois passou a representar sentimentos de maneira sensível ao público.
Martha dançou por mais de 70 anos e hoje é considerada a mãe da dança moderna. Ganhou diversos prêmios e homenagens como a Chave da cidade de Paris, a Ordem da Coroa Preciosa do Império Japonês, a Medalha Presidencial da Liberdade e a Medalha Nacional das Artes, dentre muitos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário