quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cinco de Mayo

É uma festa que comemora a vitória muito improvável do exército mexicano contra as forças francesas na Batalha de Puebla (imagem ao lado) no dia 05 de maio de 1862. É interessante o fato da data ter significado e celebração limitados no México, sendo assim comemorada principalmente no estado de Puebla, mas pode ser observada em todo o território norte americano e também outros países como uma celebração de herança e orgulho mexicano.
A Guerra Mexicano-Americana de 1846-48, a Guerra Civil Mexicana de 1858, e a Guerra da Reforma de 1860 deixaram o Tesouro mexicano em ruínas e quase falido e em 1861, o presidente mexicano Benito Juárez emitiu uma moratória em que todos os pagamentos da dívida externa seriam suspensos por dois anos, com a promessa de retomar os pagamentos depois. Em resposta, França, Grã-Bretanha e Espanha enviaram forças navais para Veracruz, exigindo o reembolso. A Grã-Bretanha e a Espanha negociaram com o México e se retiraram, mas a França, governada por Napoleão III, decidiu estabelecer um império latino no México.
A frota bem armada francesa invadiu Veracruz, o que levou o presidente Juárez e seu governo a se refugiarem. Movendo-se a partir de Veracruz para Cidade do México, o exército francês encontrou forte resistência dos mexicanos perto de Puebla, nos fortes mexicanos de Loreto e Guadalupe. O forte exército de 8000 franceses atacou o muito inferior exército de 4000 mexicanos, mas os mexicanos conseguiram esmagar o exército francês, o melhor exército na época, e que não havia sido derrotado há quase 50 anos. A vitória representou um impulso importante para o moral do exército mexicano e ao povo do México.
Um ano mais tarde, porém, a França retornou com 30 mil soldados e então capturou a Cidade do México, e estabeleceu o imperador Maximiliano I como governante do México. Também para os francesas a vitória foi curta, uma vez que 3 anos mais tarde, com o fim da Guerra Civil dos E.U.A. em 1865, os americanos foram capazes de fornecer mais ajuda ao México para expulsar as forças francesas.

A vitória dos mexicanos na Batalha de Puebla impediu Napoleão III de abastecer os rebeldes confederados nos E.U.A por mais de um ano, permitindo aos americanos a criação de seu poderoso exército, contribuindo portanto diretamente com o fim da Guerra Civil norte americana. Essa consequência do Cinco de Mayo para os Estados Unidos tem sido reconhecida. Num estudo realizado em 1998 no Journal of American Culture, foi comunicado que o número de celebrações oficiais dos EUA do Cinco de Mayo tinha atingido 120 e, uma atualização em 2006, constatou que o número oficial de eventos foi de 150 ou mais. Sendo assim, a data assumiu um significado maior do que no México, sendo mais reconhecida nos Estados Unidos como uma data para celebrar a cultura e as experiências dos norte-americanos de ascendência mexicana, assim como St. Patrick's Day, Oktoberfest e o Ano Novo chinês são usados para comemorar os ancestrais dos irlandeses, alemães e chineses, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário