quinta-feira, 31 de março de 2011

Os símbolos do St. Patrick's Day

Nossa homenagem ao St. Patrick’s Day está acabando, e para encerrar, aí vai um pequeno post sobre alguns dos símbolos do feriado.
O Trevo
Com o nome de Shamrock, que provém da antiga língua gaélica e significa 'planta jovem de 3 folhas', é um símbolo oficial da Irlanda, sendo até registrada como marca comercial pelo governo do país. Além de representar a cultura da ilha, também é fortemente relacionada à St. Patrick, que escolheu o trevinho verde para ensinar a Santíssima Trindade ao povo.

Cruz Celta
Combinando uma cruz com um anel, é um símbolo que caracteriza os celtas e tem sua origem antes mesmo do cristianismo. Na Irlanda, o Sol é um símbolo muito importante, então Patrick utilizou essa cruz, também conhecida como Cruz do Sol, para amenizar o impacto de seus ensinamentos no povo, que desde muito antes já se identificava com o símbolo.

Leprechaun
Figura mitológica do folclore da Irlanda, é apresentado como um pequeno homem, de 30 a 50cm, que sempre está ocupado a trabalhar em um único pé de sapato, sendo também conhecido como o sapateiro do povo das fadas. A lenda ainda conta que eles são guardiões e conhecedores de vários tesouros escondidos. Vestidos sempre como na figura ao lado, não gostam de humanos, mas quando com boas intenções, nos dão um par de sapatos, feitos com materiais naturais como flores e gotas de orvalho. Embora não exista uma ligação direta com o santo, são símbolos muito fortes no país e por isso é normal ver fantasias de leprechauns nas paradas do St. Patrick's Day.

Erin Go Bragh!
É uma frase gaélica, utilizada para expressar fidelidade à Irlanda. Significa: Irlanda para sempre! Com o surgimento e sucesso do Partido Patriota Irlandês, a frase começou a ser muito usada para anunciar uma identidade irlandesa. Um fato interessante, que faz referência à St. Patrick, é que em 1847, um grupo de voluntários irlandeses e alguns desertores do exercito norte americano, se uniram com os mexicanos na guerra Mexico x EUA. Esse grupo de soldados era conhecido como Los San Patricios e sua bandeira era composta de uma arpa (símbolo do brasão de armas da Irlanda) com a frase logo abaixo.

31 comentários:

  1. Obrigado! Ajudou muito no meu trabalho de Inglês c=

    ResponderExcluir
  2. salvou meu trabalho de ingles ;

    ResponderExcluir
  3. Estou fazendo o meu agora e me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  4. Ajudou muitoooooooooooooooooo no trabalho!!

    ResponderExcluir
  5. ajudou,mais so tem 4 preciso de mais 6 pro trabalho de inglês

    ResponderExcluir
  6. Salvou meu trabalho de inglês

    ResponderExcluir
  7. obrigada ajudou muito no trabalho de ingles

    ResponderExcluir
  8. obrigada vc audou muito o meu trabalho de ingles e que isso possa audar muita jente obrigada novamente.

    ResponderExcluir
  9. OBRIGADO AJUDOU NO TRABALHO DE INGLÊS... VALEUUU

    ResponderExcluir
  10. eu preciso de 20 palavras relacionadas para o trabalho de ingles

    ResponderExcluir
  11. ajudou sim mais so tem 4 o meu trabalho presisa de 5

    ResponderExcluir
  12. Pode mi fala so mais um ou so São esses a para o trabalho de inglês

    ResponderExcluir
  13. thanks, salvou meu trabalho de Inglês.

    ResponderExcluir