segunda-feira, 4 de julho de 2011

Independencia dos Estados Unidos

Hoje é o famoso feriado de 4 de julho nos EUA, quer saber por que? Aqui vai um pouquinho de história...
Os EUA foram colônia da Inglaterra, era um território formado por Treze Colônias. As colônias do sul assim como o Brasil, eram chamadas de colônias de exploração, de onde os Ingleses extraiam bens minerais e vegetais, a produção era destinada à metrópole, a mão de obra era escrava e a economia era baseada em latifúndios – grandes propriedades de terra destinadas a exploração de um único produto agrícola.
Já as colônias do norte eram colônias de povoamento, ocupadas pelos protestantes europeus, fugitivos das perseguições religiosas, eles pretendiam transformar o lugar em uma próspera região para morar com as famílias. Era chamada nova Inglaterra e caracterizava-se por mão de obra livre, economia baseada em comércio e pequenas propriedades de terra, o que garantiu maior independência da metrópole e melhor desenvolvimento que as colônias do sul e também o Brasil.
Devido às guerras que envolveram a Inglaterra como a Guerra dos Sete Anos, contra a França, os ingleses viram-se endividados e resolveram aumentar as taxas de impostos coloniais além de criar novas leis e taxas como a Lei do Chá (deu o monopólio do comércio de chá para uma companhia comercial inglesa), a Lei do Selo (todo produto que circulava na colônia deveria ter um selo vendido pelos ingleses), a Lei do Açúcar (os colonos só podiam comprar açúcar vindo das Antilhas Inglesas). Os colonos, descontentes reuniram-se no Primeiro Congresso de Filadélfia em 1774.
O Congresso foi promovido pelos colonos do norte que foram os mais prejudicados já que os do sul já viviam certa exploração. Porém as reivindicações eram apenas que cessassem as novas leis e tributos e tudo voltasse como era antes. O rei inglês George III não aceitou as propostas do congresso e adotou medidas ainda mais repressivas como as Leis Intoleráveis que obrigavam os colonos americanos a ceder aos soldados ingleses moradia, transporte e alimento. Essa lei gerou uma revolta ainda maior e desencadeou no processo de independência.

No dia 4 de julho de 1776 os Colonos reuniram-se no Segundo Congresso de Filadélfia com o objetivo de tornarem-se independentes da metrópole inglesa. Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos, a Inglaterra recusou-se a aceitar a independência e declarou guerra contra as colônias.
A Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha. A constituição dos EUA ficou pronta em 1787 e tinha características iluministas, garantia a propriedade privada (interesse da burguesia), manteve a escravidão, optou pelo sistema de república federativa e defendia os direitos e garantias individuais do cidadão.
Hoje o dia 4 de julho é feriado nacional nos Estados Unidos, o vermelho, azul e branco, tomam conta das ruas do país. Na capital, o dia começa com uma leitura da Declaração de Independência, seguida de um desfile com as bandas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica; com as equipes de treinamento e de marchas que representam todas as regiões dos EUA; há também músicas, dança e comidas típicas, além de muitas atividades para as crianças. Comemoram com muito respeito e patriotismo a sua independência, e esse amor pela nação deve ser um orgulho para humanidade. FELIZ 4 DE JULHO EUA!

4 comentários:

  1. Isso t POUCO esclarecedor

    ResponderExcluir
  2. Bom, pra contar a história da independência dos EUA bem detalhada, não caberia em um post, e certamente, ficaria tão grande que a maioria nem ia ler até o fim...

    Inclusive, por isso escrevemos no começo do post "um poquinho de história"... realmente sabemos que foi bem pouco...

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei do post, meu público alvo são crianças e elas se entediam com facilidade diante de textos longos. Esse foi sucinto e esclarecedor. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Oi, bom dia/tarde/noite
    estive proucurando em varios sites mas nao encontrei
    que tipo de dança eles dançavam nos anos da imdependencia
    se puder responda urgentemente

    ResponderExcluir