terça-feira, 12 de julho de 2011

Batalha de Boyne

O dia 12 de julho é uma data bastante comemorada pelos protestantes da Irlanda do Norte. A cor laranja, marco da Ordem Orange toma conta das cidades em desfiles e marchas culturais nesse dia.

A data relembra uma grande vitória para esse povo: a Batalha de Boyne, que com enorme importância simbólica, é um dos confrontos mais bem reconhecidos na história britânica e irlandesa. A batalha ocorreu nas proximidades da cidade de Drogheda, na costa leste da Irlanda, onde os exércitos se localizavam em margens opostas do Rio Boyne. Curiosamente, ela aconteceu no dia 1º de Julho de 1690, no estilo antigo do calendário Juliano, que equivale ao dia 11 de Julho do calendário Gregoriano e, por isso, tem sua comemoração no dia 12.
A batalha foi decisiva. Tratou da tentativa do rei James, deposto em 1688, em recuperar a coroa, e também foi uma guerra religiosa. Os católicos apoiavam James, da mesma religião, pois desde que a Inglaterra e todo o Reino Unido tornaram-se anglicanos, os mesmos perderam o direito de propriedade de terra, de participar do parlamento Irlandês e também de ocupar cargos públicos. Portanto, viam em James a possibilidade de acabar com as injustiças.

Porém, o exercito do protestante Willian, o rei que substituiu James, aliás, seu próprio genro, contou com a ajuda da Holanda, Dinamarca, Prússia, Finlândia e até suíços, e devastaram o exercito de James. Assim, a Irlanda do Norte, chamada até então Condado de Ulster, ficou desde então nas mãos dos protestantes, enquanto que o restante da ilha da Irlanda, então domínio da Grã-Bretanha, permaneceu dentro da fé católica e assim é até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário