terça-feira, 12 de julho de 2011

Catedral de São Basílio comemora 450 anos

Bom dia leitores! Hoje, dia 12 de Julho de 2011, a Catedral de São Basílio, na Rússia, está completando 450 anos, desde sua fundação em 1561. O Google, como sempre, já homenageou o famoso ponto turístico de Moscou com um doodle!
Doodle do Google em homenagem à Catedral de São Basílio
A Catedral foi erguida na Praça Vermelha, marcando o centro geométrico de Moscou. Começou a ser construída em 1555, sendo fundada 6 anos depois, em 1561. Foi erguida em comemoração à tomada das cidades russas de Kazan e Astrakhan.
A ordem para a construção foi de Ivan IV, que foi grão-duque de Moscou desde os 3 anos de idade e também foi o primeiro governante a utilizar o título de czar. Na tradição russa, é conhecido como Ива́н Гро́зный, geralmente traduzido como Ivã, o Terrível (num acesso de raiva, matou acidentalmente seu filho mais velho, e uma de suas sete mulheres morreu em circunstâncias suspeitas).
Originalmente conhecida como 'Igreja da Trindade' e depois 'Catedral da Trindade', continha 8 igrejas laterais dispostas ao redor do edifício central. Em 1588, o Czar Fiodor Ivanovich ordenou que se agregasse uma nova capela no lado leste. Essa décima igreja foi erguida sobre o túmulo do santo venerado local, Vasily (Basílio), santo por cujo nome a catedral é chamada popularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário