segunda-feira, 28 de março de 2011

A vida de St. Patrick

Assim como já falamos, St. Patrick foi um missionário cristão romano-britânico nascido no fim do século IV, no ano de 387, em Kilpatrick, um vilarejo próximo à Dumbarton - Escócia.
Castelo de Dumbarton.
Quando tinha 16 anos, foi raptado por um grupo de saqueadores, na propriedade de sua família, e levado então à Irlanda onde viveu 6 anos em cativeiro - Mount Slemish (foto abaixo) no condado de Antrim ou condado de Mayo perto Killala - são as duas possíveis localidades. Durante este tempo, ele serviu como pastor, cuidando dos rebanhos de seu mestre, afastado de pessoas. Com medo e solitário, se voltou para sua religião buscando conforto e tornou-se um Cristão devoto.

Depois desses 6 anos como prisioneiro, St. Patrick fugiu. Em suas escritas, relata que uma voz, que ele julgava ser Deus, lhe falou em sonho que já era tempo de fugir da Irlanda. Para obter sucesso, caminhou quase 200 quilômetros de seu cativeiro até a costa. Depois de escapar, voltando à Grã-Bretanha, em uma segunda revelação, um anjo lhe disse mais uma vez em sonho, para que voltasse à Irlanda, mas uma vez que fosse como missionário.
Oratório de St. Patrick no condado de Mayo.
St. Patrick começou sua formação religiosa, que durou mais de 15 anos. Depois de ordenado sacerdote, retornou à Irlanda para ministrar aos Cristãos que já moravam lá e começar a converter o povo.
Ele usou símbolos tradicionais do país, para amenizar o impacto dos ensinamentos no povo irlandês. Um exemplo é a sobreposição de um Sol para a Cruz Cristã, criando o que hoje conhecemos como cruz celta. Mas a gente volta a falar dos símbolos no próximo post... =D
Na foto abaixo, podemos ver uma grande estátua do santo, em Saul, County Down. Neste local, acredita-se que St. Patrick fundou sua primeira igreja, em um celeiro que ele ganhou de um chefe local. Além da estátua, também existem painéis em bronze que ilustram cenas de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário