segunda-feira, 21 de março de 2011

Shunbun no Hi - 春分の日 - Equinócio da Primavera

O feriado foi estabelecido no Japão em 1948, como um dia de admiração à natureza e o amor à todas as formas de vida! Ele pode ser comemorado tanto no dia 20 como 21 de março, dependendo da data do equinócio da primavera no ano em questão.
O equinócio, na astronomia, é definido como o momento em que o Sol cruza o plano do equador celeste. A palavra vem do latim aequus (iguais) e nox (noite), representando um período em que noite e dia duram o mesmo tempo (12 horas). Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro, definindo as mudanças de estação. No hemisfério norte, a primavera tem inicio em março e o outono em setembro, acontecendo o inverso no hemisfério sul.
A semana do Shunbun-no-hi recebe o nome de Ohigan e é composta pelos 3 dias anteriores, o próprio dia do feriado e mais os 3 dias que o sucedem. Por isso, o feriado também pode ser conhecido como Higan no Chu-nichi (dia do meio do Higan).
Para a religião budista, o Higan é visto como um mundo em contraposição ao Kogan (este mundo), o mundo da iluminação espiritual, onde não há dor e todos os problemas são superados. Sendo assim, é para eles um período de comemoração e veneração aos ancestrais, visitando túmulos para limpá-los e enfeitá-los com flores. Também é uma época em que se deve conversar com a natureza, mostrando respeito e afeição por todas as coisas vivas.
É, sobretudo, uma época de esperança!

Um comentário:

  1. Eu já conhecia essa parte da cultura japonesa, aprendi quando fazia japonês ^^

    Realmente é muito bonito o modo como eles observam o mundo a sua volta, como eles dão valor a natureza que os rodeia, em um país tão pequeno.

    Feliz início de outono, que, para o Conselho, é o início das duas estações mais apreciadas por nós.

    Abração irmãozão!!!

    ResponderExcluir