quarta-feira, 30 de março de 2011

Milagres de St. Patrick

Quando Saint Patrick retornou à Irlanda, após completar sua formação religiosa, embarcou em uma jornada para evangelizar os habitantes da ilha. Durante essa jornada, alguns milagres são creditados ao santo:
Patrick expulsa as cobras da Irlanda
Talvez o milagre mais conhecido e retratado do padroeiro da Irlanda. A lenda conta que Patrick baniu todas as cobras da ilha, levando todas ao mar, depois que elas o atacaram durante um jejum de 40 dias que fazia no topo de um monte. Entretanto, todas evidências sugerem que nunca existiram cobras na Irlanda pós glacial. Sendo assim, uma sugestão é que 'cobras' era uma referência à serpente símbolo dos Druidas, que eram membros da classe sacerdotal na Grã-Bretanha, Irlanda e Gália naquela época. Hoje nas escolas da Irlanda é ensinado que essa lenda vai para o centro da missão de evangelização de Patrick na ilha. Esta imagem do santo representa a crença, já que podemos ver Patrick apontando para várias cobras que estão à sua frente.
Cajado se transforma em árvore viva
Em sua jornada, Patrick carregava consigo um cajado. Sempre que chegava à um novo local para evangelizar, ele cravava o cajado na terra, até que pudesse seguir para outro lugar. Em uma de suas paradas, local hoje conhecido como Aspatria (cinzas de Patrick), seus ensinamentos demoraram tanto para atingir as pessoas que quando o santo foi continuar sua jornada, o cajado havia criado raízes onde fora cravado.
Patrick fala com antigos ancestrais irlandeses
A lenda conta que, em suas viagens evangelizadoras, Patrick se encontrou e conversou com os guerreiros Caílte mac Rónáin e Oisín. Ambos eram guerreiros do Fianna, um clã de guerreiros semi-independentes que viviam em florestas na antiga Irlanda e eram frequentemente convocados por reis em tempos de guerra. A história conta que Caílte mac Rónáin e Oisín foram dois dos poucos que sobreviveram à Batalha de Gabhra, onde os Fianna foram destruídos, e de alguma maneira conseguiram ficar vivos até os tempos de St. Patrick.

Um comentário:

  1. Os druidas eram membros da classe sacerdotal na Grã-Bretanha e Gália naquela época. Interessante, eles tiveram tipo uma perda de valores e se tornaram ladrões.

    Por um instante pensei que o cajado realmente virou árvore. Mas criou raízes em uma terra de incrédulos.

    Bom post! (y)

    ResponderExcluir