sexta-feira, 4 de março de 2011

O Desafio de Catequizar

Ultimamente eu venho pondo o meu tempo inteiro aos estudos e a minha família, o que não deixa de ser uma coisa maravilhosa de se fazer. Mas é exatamente e exclusivamente apenas isso que eu tenho feito, Família e Estudos. Mas esses dias eu recebi o convite de um casal de amigos que eu, particularmente amo muito, pra escrever um texto em seu blog e um dos seus temas seria O DESAFIO DE CATEQUIZAR. Quando eu li o e-mail, e vi esse tema na mesma hora eu me voltei a 4 anos atrás, quando pela primeira vez na minha vida eu sairia de minha cidade Ladário para estudar em Campo Grande, eu me lembro até hoje que o meu primeiro objetivo era estudar e ser um excelente aluno, disse a mim mesmo que me distanciaria das coisas da igreja, uma vez que eu na minha infinita arrogância disse que já tinha feito muito, e que estava na hora de parar por 4 anos pra me formar.
Mas quando cheguei lá, percebi que minha vida sem a igreja seria uma dificuldade ainda maior, foi ai então que corri atrás de umas paróquias mais próximas de minha casa, mas foi em uma que ficava um pouco distante dela que eu encontrei uma atividade pra se fazer, atividade essa que seria um desafio muito grande uma vez que eu nunca havia realizado antes dentro da casa do Senhor. Um amigo de longa data estava dando catequese na Paróquia São João Bosco e sabendo que eu havia me mudado pra Campo Grande me convidou pra ser auxiliar em sua turma de catequese. Pra fala a verdade eu nunca quis ser catequista, sempre fui voltado para a oração, em praticar os Dons do Espírito e essas coisas, mas catequizar seria muito difícil pra mim. Primeiro motivo é que eu não tenho muita paciência com criança, e a turma dele era de 1º etapa, segundo é que sempre tem o medo dos pais falarem alguma coisa pra você referente à educação dos filhos. Vai que eu fale alguma coisa que a criança conte pros pais e eles vem com 8 pedras nas mãos?
No final de tudo eu aceitei o convite e fui com ele, no inicio era tranqüilo e foi ai que no meio do ano, parece que ele sabia que não ficaria por muito tempo e me deixou sozinho com a turma. Cara nesse dia eu realmente fiquei gelado com aquela turminha que não me esqueço até hoje, fiquei pensando ao sair da faculdade no que passar pra eles e sem saber o que fazer, pedia a Deus que me guiasse naquele momento. O encontro daquele dia foi sobre os Dons do Espírito Santo, e falei a eles sobre as dádivas de cada Dom; Línguas dos Anjos, Profecias, Interpretação, Discernimento, Repouso no Espírito, dentre outros. O mais interessante é que todos eles mesmo com 11 anos no máximo já tinham ouvido ou até mesmo visto falar dessas coisas, com os avós ou pais e me perguntavam muito sobre todos eles, pra o que seriam, como fazê-los. O encontro acabou e eles ficaram verdadeiramente animados com aquele dia. No sábado mais a noite, um numero desconhecido me liga atendo e pergunto quem era, a pessoa disse:
É o Thiago o catequista de meu filho fulano de tal?
Eu na onça amarga disse: ahan.............
Olha, eu não sei o quê é que você fez mas adorei meu filho me falando pela primeira vez em 2 anos de catequese sobre a igreja e sobre os Dons de Deus.
Nessa hora eu me sentei rachando o bico, mas na verdade nem de pé depois dessa eu ficava.
Daí em diante foram 3 turmas de catequese e me orgulho em rever os catequizando e eles me cumprimentaram falando sobre retiro, encontros e grupos que estão engajados. Lógico que nem todos estão assim, mas a grande maioria.
Sempre quis me esforçar nas minhas orações pelo próximo, mas a AÇÃO pelo próximo também é muito eficiente.
Sabe gente, hoje jovens e adolescentes são facilmente levados, a paixão que os pegar primeiro pode até dominá-los ou arruiná-los para sempre. Se alguma paixão deve agarrá-los que seja a de Deus, e isso se faz desde criança. O desafio não está em se catequizar alguém, falar exclusivamente sobre a igreja e Deus, mas sim em formar de forma descente o caráter de uma criança e um adolescente. A palavra CATEQUEZE nos lembra de que? De uma época na vida dos católicos que muitos de nós passamos e mal nos lembramos. É justamente isso que não pode acontecer. Uma criança acredita muito naquilo que dizem a ela, agora aplica essa fé inabalável crendo no poder de Deus, ou crendo na capacidade de interseção. É simplesmente divino.
Então gente, fica o DESAFIO, você que tem um primo mais novo, ou um amigo fiel, ou conhece alguém, na oportunidade que uma dessas pessoas lhes perguntarem sobre Deus, catequize essas pessoas, e quando você achar que não tem condições pra passar alguma experiência na fé, lembre se que essa pessoa pode ser a sua primeira experiência em ser a voz de Deus na vida dela e se esforce pra ser canal de graça para alguém.
“felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática” (Lc 11,28).

PAZ E BEM PARA TODOS !!!


2 comentários:

  1. Aô Glória a Deus! Muito legal o texto amigos! Com certeza Deus age em nós para que os outros venham até Ele né não? Parabéns Thiago por ter sido (e espero ainda ser ou que volte a ser) um catequista féra praquelas crianças!

    ResponderExcluir
  2. Parabens Thi meu irmãozinho preto. Vc é um exemplo a ser seguido. Que Deus abençõe a todos.

    Viny

    ResponderExcluir