sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ogata renkyū - 大型连休 - Semana Dourada

A Semana Dourada é a junção de quatro feriados nacionais em uma só semana, que ocorre no Japão no começo do mês de maio. Combinada com alguns fins de semana, torna-se uma das datas preferidas dos japoneses, causando grandes aglomerações nas cidades e forçando aeroportos e hotéis a tomar certas precauções para a acomodação das pessoas. Inclusive, nesta data não é recomendado que turistas visitem o Japão, porque a data atrai tantas pessoas que um dos poucos eventos que a supera é o "Ano Novo". Falaremos neste post um pouco sobre os 4 feriados que compõem a Semana Doudara.

Dia da Constituição - 憲法記念日 - Kenpō Kinen-bi (03 de maio)
O dia 3 de maio é feriado nacional no Japão, sendo comemorado nessa data desde 1947, o dia em que se instituiu a atual Constituição.
Após afastar-se da Segunda Grande Guerra o Japão deu um grande passo democrático, apesar de sua Carta Maior ter sido elaborada por uma equipe escolhida pelo comandante chefe norte-americano Douglas McArthur.
Os japoneses conquistaram o sufrágio universal, a retirada do poder absoluto dado ao Imperador Hirohito, deixando-o como uma figura simbólica, a elaboração de uma Declaração de Direitos além de diversas medidas liberais que induziram o Japão a ser a potencia econômica que é. O artigo mais famoso da Constituição Japonesa é o art. 9 que proíbe o país de manter um exercito nacional e declarar guerra, exceto quando for necessária para defesa.
É um dia patriótico e de bastante orgulho para a nação. Eles dedicam-se a refletir sobre a importância dessa conquista, pois apesar de algumas imposições estrangeiras a Constituição foi um dos primeiros passos para o chamado Milagre Japonês.

Dia do Verde - みどりの日 - Midori no Hi (04 de maio)
Até 2006 o dia 4 de maio era uma data entre feriados, conhecida como Kokumin no Kyujitsu (Entre o Dia), que havia sido criado para que a semana fosse de feriados contínuos. O dia do verde era comemorado no dia 29, mesma data de aniversário do ex-imperador Hirohito, pois como botânico, ele era um grande admirador da natureza.
Nesse dia os japoneses reverenciam a natureza, há festivais, cerimônias nos templos e eventos voltados a preservação ecológica. Isso se deve também à cultura japonesa e sua religião, que prega que se deve estar em intenso contato e equilíbrio com a natureza, pois nela está a alma.
Os parques e praças são numerosos no Japão, simbolizam o respeito que têm pela vida. Estão sempre limpos e bem cultivados. Cuidar da natureza para eles é cuidar da sua divindade interior.

Dia dos Meninos - 端午の節句 - Tango no Sekku (05 de maio)
Há muito tempo o quinto dia do quinto mês é dedicado aos meninos, mas em 1948 essa data foi definida como feriado nacional denominado Dia das Crianças (Kodomo no Hi). Como as meninas já têm no dia 3 de março o feriado delas, a tradição perdurou em comemorar apenas o dia dos meninos.
Os japoneses celebram o crescimento saudável e a alegria das crianças. É costume as famílias pendurarem fora de casa uma carpa colorida de papel ou tecido que simbolizam a força e sucesso. Essa tradição tem origem na lenda chinesa de uma carpa que nada contra a correnteza, sobe cascatas e no fim do percurso torna-se um dragão.
Hoje existem até carpas (koinobori) em miniatura para decorar o interior dos apartamentos onde não há a possibilidade de hastear uma como bandeira masculina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário