sexta-feira, 29 de abril de 2011

Showa no Hi - 昭和の日 - Showa Day

Hoje no Japão inicia-se a chamada Golden Week, uma semana bastante comemorativa, pois coincidem vários feriados nacionais. Dentre eles Showa no Hi, comemorado hoje 29 de Abril, data do nascimento do imperador Hirohito. (foto ao lado)
Anteriormente também se comemorava hoje o Midori no Hi, o Dia do Verde, dedicado a natureza principalmente porque o ex-imperador era um grande admirador das belezas naturais. Mas, desde 2006 esse feriado transferiu-se para o dia 4, único dia da Golden Week que não havia feriado nenhum. No decorrer da semana podemos postar sobre os outros feriados.
Hoje é aniversário do ex-imperador Showa, que governou o Japão antes, durante e após a Segunda Guerra Mundial. Hirohito, como era chamado quando imperador, nasceu em 29 de abril de 1901 e faleceu em 7 de janeiro de 1989. Foi o 124° imperador da ordem sucessiva e quem governou por mais tempo. No seu reinado o Japão era uma grande potencia econômica e militar e um dos cinco países permanentes da Liga das Nações.
Na Segunda guerra o Japão alia-se a Alemanha, fica bastante fragilizado com as batalhas e rende-se. Por imposição dos aliados, em 1950 Hirohito nega o caráter divino que o povo acreditava ter quem exercia o cargo de imperador e institui uma monarquia constitucional. Hirohito abandona os rituais da corte, deixa de usar o quimono, permite a publicação de fotos da família real e assume em público sofrer de câncer.
Foi imperador do período Showa, ou seja, Era da Paz Iluminada. O feriado de hoje não é por amor ao ex-governante, mas para repensar a história e relembrar os tempos turbulentos e a capacidade de superação dos japoneses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário