segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Assunção de Maria

Hoje, dia 15 de agosto, a Igreja Católica, e também os Ortodoxos e Anglicanos, celebram a Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria, em corpo e alma, aos céus. Este é um dogma instituído pelo Papa Pio XII, em 1 de novembro de 1950, mas que está presente na fé católica a mais de 2000 mil anos.
Este fato não está presente no Evangelho, mas faz parte da tradição e pregação da Igreja ao longo dos séculos. Há vários testemunhos de santos e também uma descrição num dos Apócrifos.
Os católicos acreditam que após a morte, nós deixamos o nosso corpo aqui e a alma vai ao encontro de Deus. Acreditamos ainda que duas pessoas já ressuscitaram em corpo e alma: Jesus e Maria.
Jesus, após sua morte, decorridos 3 dias, deixou o sepulcro vazio. A pedra havia sido removida e não encontraram mais corpo algum, pois Ele havia ressuscitado. Quando foi ao encontro dos apóstolos, Tomé, ao ouvir falar da ressurreição não acreditou, mas quando viu Jesus pôde tocar suas chagas. Este é um testemunho de que o Senhor ressuscitou em corpo e alma.
Maria, terminados os seus dias na Terra, teve o privilégio de também ressuscitar. O céu se abriu, uma luz a iluminou e junto aos anjos ascendeu, subiu aos céus em corpo e alma.
Hoje celebramos este dogma, o milagre e a felicidade de ver, que aquele que é obediente a Deus, é recompensado, com a paz e a vida eterna.

2 comentários:

  1. Que lindoooo! Maria é demais de mára!!! Adorei saber que bem hoje é o dia de sua assunção ;) Bjoos

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a matéria, sempre é bom saber mais de nossa igreja e assim aumentar nossa fé católica.
    Maria está ao lado do Pai, junto ao seu Filho Jesus e com a graça de Deus intercede a nosso favor e nos protege de todo o mal.

    Lei a matéria: http://migre.me/5v2Zr , eu recomendo.

    Forte abraço e parabéns mais uma vez pelo blog de utilidade pública.

    ResponderExcluir