quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Pierre de Fermat

Hoje o Google traz mais um de seus doodles e então o Come Sing Along vai olhar mais de perto a história do advogado e matemático 'amador' Francês, Pierre de Fermat.
Doodle do Google em homenagem à Pierre de Fermat
Pierre recebe créditos para seus desenvolvimentos iniciais, que levaram ao cálculo infinitesimal. É reconhecido também por sua descoberta de um método original de encontrar maior e menor ordenadas de linhas curvas, que se é semelhante ao do cálculo diferencial, até então desconhecido. Além disso, fez contribuições notáveis ​​para a geometria analítica, probabilidade e óptica. Também é muito conhecido pelo Último Teorema de Fermat, do qual falaremos mais adiante.
Fermat nasceu em 17 de agosto de 1601, em Beaumont-de-Lomagne, França. A mansão do final do século 15, onde ele nasceu, é hoje um museu. Não existem muitas referências sobre sua educação escolar, mas muitos acreditam que pode ter sido no Mosteiro Franciscano local.
Freqüentou a Universidade de Toulouse antes de ir para Bordeaux, na segunda metade da década de 1620, onde começou sua primeiras sérias pesquisas matemáticas. De Bordeaux, foi para Orléans, onde estudou Direito na Universidade. Recebeu um diploma em direito civil, em 1631, recebendo também o título de conselheiro no Tribunal Superior de Magistratura, em Toulouse, cargo que ocupou durante o resto de sua vida. Devido às conquistas, teve o direito de mudar seu nome de Pierre Fermat para Pierre de Fermat. Era fluente em latim, basco, grego clássico, italiano e espanhol. Sempre foi muito elogiado por seus versos escritos em vários idiomas, e era procurado avidamente para conselhos sobre a emenda de textos gregos.
Seu trabalho pioneiro em geometria analítica foi distribuído em forma de manuscrito em 1636, antes da publicação do famoso Descartes 'La Géométrie'. Fermat foi o primeiro a ter avaliado a integral de funções em geral. Usando um truque engenhoso, ele foi capaz de reduzir essa avaliação à soma de séries geométricas. A fórmula resultante foi útil para Newton e Leibniz, quando desenvolveram de forma independente o Teorema Fundamental do Cálculo.
Apesar de sempre afirmar ter provado todos seus teoremas aritméticos, poucos de seus registros sobreviveram. Com isso, muitos matemáticos, como Gauss, duvidaram de várias de suas reivindicações, especialmente dada a dificuldade de alguns dos problemas e as ferramentas matemáticas limitadas que Fermat tinha à disposição.
Seu famoso Último Teorema de Fermat foi descoberto por seu filho, na margem da cópia de uma edição de Aritmética, por Diofanato.
Diophantus de Alexandria, às vezes chamado de 'o pai da álgebra', foi um matemático grego de Alexandria e autor de uma série de livros chamados Arithmetica. Esses textos, os quais muitos estão agora perdidos, lidavam com a resolução de equações algébricas. Ao estudar estes textos, Pierre concluiu que uma determinada equação, considerada por Diofanto, não tinha nenhuma solução. Ele então observou, sem elaboração, que tinha encontrado "uma prova verdadeiramente maravilhosa desta proposição". Fermat fez essa anotação na margem do livro, e incluiu a afirmação de que a margem era muito pequena para incluir a prova. Nada foi provado até 1994, com o uso de técnicas indisponíveis para Fermat.

Um comentário:

  1. haaa adoreei gente! meu professor de "vetores e geometria analitica" é apaixonado por história da matemática e por Fermat e fala dele em todas as aulas...ele tinha falado mesmo dessa anotação na margem de um livro, e disse tbm que o Fermat e o Descartes eram amigos e viviam trocando cartas pra resolver alguns problemas matemáticos, e até hoje alguns teoremas dele não foram comprovados! adorei esse post!! beeijo

    ResponderExcluir