quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Jorge Luis Borges

Hoje o doodle do Google homenageia o escritor argentino e o Come Sing Along traz um pouco mais da sua história.
Doodle do Google em homenagem à Jorge Luis
Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo, mais conhecido como Jorge Luis Borges, foi um escritor, ensaísta, poeta e tradutor nascido em Buenos Aires no dia 24 de agosto de 1899.
Estudou na Suíça, uma vez que se mudou para lá com sua família em 1914. Depois, viveu um tempo também na Espanha. Ao retornar para a Argentina em 1921, Borges começou a publicar seus poemas e ensaios em revistas literárias surrealistas. Neste período também trabalhou como bibliotecário e conferencista público. Em 1955 ele foi nomeado diretor da Biblioteca Pública Nacional e professor de Literatura da Universidade de Buenos Aires.
Borges chamou a atenção em nível internacional em 1961, quando recebeu o Primeiro Prêmio Internacional de Editores, o Formentor Prix. O próximo prêmio veio em 1971, quando ganhou o Prémio Jerusalém. Seu trabalho foi traduzido e publicado amplamente nos Estados Unidos e na Europa.
Seu trabalho, que apresenta influência matemática e modernista, abrange o "caráter de irrealidade de toda a literatura". Seus livros mais famosos, Ficciones de 1944 e O Aleph de 1949, são compilações de contos interligados por temas comuns como sonhos, labirintos, bibliotecas, animais, escritores de ficção, religião e Deus. Seus trabalhos têm contribuído para os gêneros de ficção científica e do realismo mágico.
Na verdade, o crítico Ángel Flores, o primeiro a usar o termo "realismo mágico", definiu o início deste movimento baseado na obra de Borges "Historia universal de la infâmia" (A História Universal da Infâmia), de 1935. Alguns também sugerem que a cegueira progressiva de Borges o ajudou a criar inovadores símbolos literários através da imaginação.
Borges faleceu aos 86 anos de idade, no dia 14 de Junho de 1986, em Genebra, Suíça.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário