sábado, 27 de agosto de 2011

Campo Grande - 112 anos

Em 1872 um mineiro chamado José Antonio Pereira veio para o então Mato Grosso a procura de novas terras férteis. No local onde hoje é o Horto Florestal de Campo Grande ele construiu sua casa, entre os córregos Prosa e Segredo. O primeiro nome dado a região foi Arraial de Santo Antonio de Campo Grande.
No ano de 1877 foi construída a primeira Igreja da região, a Igreja de Santo Antonio, hoje Catedral da cidade, e, em 1879, novos mineiros chegaram, e por meio de posses foram construindo suas fazendas.
No dia 26 de agosto de 1899 a vila se emancipou e elevou-se à condição de município, mudou seu nome para apenas Campo Grande e teve como primeiro prefeito Francisco Mestre (até 01/11/1904).
Com a chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, em 1914, interligando as bacias do Paraná e do Paraguai, a cidade progrediu de fato. Também a ligação com a Bolívia, através do Porto Esperança, e com o Paraguai, através de Ponta-Porã, atraiu imigrantes libaneses, árabes, armênios e japoneses, dando forte impulso ao comércio e à agricultura.

Em 1918, o município foi elevado à cidade, e finalmente em 11 de outubro de 1977, pela Lei Complementar nº 31, com a criação de um novo estado (Mato Grosso do Sul), Campo Grande tornou-se capital.
A cidade cresceu rapidamente após a urbanização e a ferrovia; as principais fontes de arrecadação no ramo econômico ainda são a agricultura e a pecuária. As principais culturas agrícolas são soja, milho, arroz e mandioca. A pecuária é principalmente bovina e abastece os frigoríficos de todo o Brasil. Campo Grande possui ainda alguns atrativos turísticos, muitos ligados à cultura indígena, e especialmente o Pantanal.
_____________________________________________


Confira aqui mais algumas informações sobre a cidade e também algumas fotos!

Um comentário: